Dois filmes que todo aromaterapeuta deve assistir.

Os filmes são maneiras lúdicas de compor nosso imaginário. Com eles podemos compreender fatos históricos de maneira mais viva; podemos também compreender situações humanas que, de outra maneira, provavelmente não conseguiríamos conhecer. Por seu impacto em nosso imaginário, os filmes facilitam a apreensão de alguns conteúdos teóricos e psicológicos, bem como sua memorização.

Os filmes que indicamos abaixo são especialmente indicados para aromaterapeutas!

Através deles podemos conhecer mais vivamente conteúdos essenciais do universo da Aromaterapia.

O Físico (2014), baseado no livro de Noah Gordon.

   Há quem implique com o nome que o filme ganhou na tradução brasileira (Para esses, a foto do filme vai agradar). Em inglês, o livro no qual ele é baseado

chama-se The physician. Contudo, considerando-se a época em que se passa, o termo físico designava, mais exatamente, o que chamamos de médico e não aquilo que hoje chamamos de físico.

Passado na Inglaterra do século IX, nesse filme você conhece a história de um jovem que, após a morte de Barber (seu tutor), sonha em tornar-se médico. Acaba tendo notícia, através de um médico judeu, de uma escola lendária de medicina, localizada na Pérsia. Empreende então uma jornada em direção a essa escola. Ao chegar lá se torna aluno de um ilustre médico da época, ninguém mais, ninguém menos que Avicena ( Ibn Sina).
Avicena, como sabemos, é uma figura central para a Aromaterapia. Ele destacou-se por ser o precursor da destilação a vapor, método até hoje utilizado (praticamente sem alterações). Foi médico e filósofo, tendo escrito mais de duzentos livros, alguns deles tratados de medicina utilizados na Europa até meados do século XVII. Através das grandes navegações esse conhecimento dos óleos essenciais, difundido por Avicena no mundo árabe, foi trazido à Europa, se espalhando rapidamente.
Esse filme é uma oportunidade de mergulhar no universo do qual Avicena fazia parte, compreendendo mais dessa figura central na história da aromaterapia. E para ficar ainda melhor, você encontra esse filme no Netflix!

 

• Perfume: a história de um assassino (2006).

Esse filme é um pouco mais dramático. Passado na França do séc. XVIII, a história gira em torno de Jean-Baptiste Grenouille, um jovem com um olfato extraordinariamente desenvolvido. Mas isso terá consequências trágicas em sua história. (Paro por aqui, para não dar spoiler 😉 ).
O interessante desse filme é poder observar uma época do florescimento da perfumaria na França, e como é que ela estava estreitamente ligada a Aromaterapia. Também é muito interessante para nos dar uma ideia do poder do olfato e sua influência em nosso comportamento.
Jean-Baptiste conduzirá sua história pela obsessão em extrair a essência da feminilidade. Acredito que essa frase seja o bastante para você correr para assisti-lo.

 

 

 

 

Você conhece mais algum filme que todo aromaterapeuta deve assistir? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

14 thoughts on “Dois filmes que todo aromaterapeuta deve assistir.

  1. Thais says:

    Cito aqui a série Outlander, lá a enfermeira de guerra chamada Claire é apaixonada por plantas medicinais e o óleo essencial de lavanda se tornou um destaque! Há outras ervas citadas como a valeriana e outros! Já saiu a segunda temporada na Netflix ; )

    Ps: A história é de uma jovem casada que volta 200 anos antes de seu tempo…. Quem se interessar eu super recomendo!

  2. Monise says:

    Tem um filme que assisti chama se como água para chocolate não aborda exatamente aromaterapia mas como os aromas influênciam na reação das pessoas ….

  3. Lucy says:

    Indico o filme “Chocolate” com o Johnny Depp. Traz uma abordagem bem holística na escolha dos chocolates (que podemos fazer um link com os óleos essenciais), de como eles afetam a parte emocional e psicológica das pessoas =)

  4. Nancy Alves says:

    The Mistress of Spices (O Sabor da Magia (título no Brasil) não fala exatamente em óleos essenciais, mas traz uma abordagem romântica do poder das ervas aromáticas e condimentares para tratar dores físicas, mentais e espirituais. E mostra lindamente o trabalho de sensibilidade, de “entrega” fraterna e de quase magia, da “terapeuta”. Nos remete o tempo todo ao nosso esforço para entender e auxiliar os outros através dos aromas a se harmonizarem com a natureza!!!

  5. Maria Ursini says:

    O filme óleo de Lorenzo é um clássico incrível e narra a história real de como pais estudaram para compor um óleo que salvasse seu filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *