Dúvidas Frequentes

Conceitos Básicos de Aromaterapia

O que é Aromaterapia?

Aromaterapia é a ciência que busca trazer saúde e bem estar através dos Óleos Essenciais, seus principais benefícios são:

  • Auxilia no crescimento e renovação de células saudáveis
  • Alivia o estresse e estimula a circulação sanguínea
  • Estimula a memória e reaviva a mente cansada
  • Alivia dores, reduz inchaços e limpa impurezas
  • Ação diurética, antisséptica e antidepressiva
  • Efeito cicatrizante
  • Efeito estimulante
  • Efeito analgésico
  • Efeito sedativo
  • Descongestionante
  • Antiespasmódica
  • Bactericida
  • Ação detox
  • Digestivo

O que são Óleos Essenciais?

Óleos Essenciais são substâncias aromáticas presentes nas estruturas de determinadas plantas, chamadas plantas aromáticas. Através do processo de destilação (na maioria da vezes), conseguimos obter estas substâncias, que além do aroma concentrado, possuem também um efeito terapêutico em nosso organismo.

O que são Óleos Vegetais?

Óleos vegetais são óleos fixos derivados de sementes ou frutos, geralmente obtidos por processo de prensagem à frio. Diferentemente dos Óleos Essenciais, não possuem aroma forte e não são voláteis. Possuem um interessante efeito na pele e podem ser utilizados em massagens e na diluição dos Óleos Essenciais, pois facilitam sua absorção.

O que são Blends de Óleos Essenciais?

Blend é uma combinação equilibrada de diferentes Óleos Essenciais. O objetivo é desenvolver uma fórmula efetiva com um determinado objetivo terapêutico, sendo necessário entender as características específicas de cada óleo utilizado. Quando unidos harmoniosamente, os Óleos Essenciais agregam e potencializam suas características, tornando-se mais efetivos e abrangentes em seu efeito. É fundamental que se utilize Óleos Essenciais puros, de procedência conhecida, garantindo sua qualidade.

Quais as propriedades dos Óleos Essenciais?

Cada óleo essencial possui determinadas características, podendo agir à nivel físico e/ou emocional. Sabendo utilizá-los de forma correta, podemos obter excelentes resultados. Abaixo algumas de suas principais propriedades:

  • Ação analgésica, para o alívio de dores
  • Auxilia a equilibrar corpo e mente
  • Possui propriedades antioxidantes
  • Auxiliam na regeneração da pele
  • Estimula a circulação sanguínea
  • Auxilia a aliviar o estresse
  • Possui efeitos sedativos
  • Ação anti-inflamatória
  • Ação antimicrobiana

Qual a diferença entre Essências Florais e Óleos Essenciais?

As Essências Florais são utilizadas para tratar estados emocionais. São feitas através da infusão de pétalas de algumas flores específicas, e têm efeito muito gentil. Já os Óleos Essenciais são substâncias aromáticas altamente concentradas, e possuem efeito à nível físico e emocional.

Uso e Aplicação dos Óleos Essenciais

Como usar o Óleo Essencial?

Os Óleos Essenciais podem ser utilizados de várias formas. As mais comuns são: uso aromático (através da inalação) e uso tópico (através da aplicação direta na pele).

Posso aplicar os Óleos Essenciais diretamente sobre a pele?

O ideal é que os Óleos Essenciais sejam sempre diluídos em um óleo vegetal antes de aplicá-los diretamente sobre a pele. O Blends da Tunupa já são diluídos e estão prontos para aplicação direta sobre a pele.

Posso empregar Óleos Essenciais puros nos ouvidos?

Não. Os Óleos Essenciais não devem ser aplicados dentro do ouvido, tampouco em mucosas ou outros orifícios corporais. A forma correta e segura é aplicação na pele em regiões como peitoral, pés, antebraços, costas, entre outras.

Posso ingerir os Óleos Essenciais?

O uso interno dos Óleos Essenciais não é recomendado.

Depois de aplicado quanto tempo leva para o Óleo Essencial fazer efeito?

Isso vai variar de pessoa para pessoa, porém na aplicação na pele, em no máximo 5 minutos ele já terá sido totalmente absorvido. No uso aromático, seu efeito é quase imediato.

Posso aplicar mais de um tipo de Óleo Essencial por vez?

É indicado que se respeite um intervalo de 1 hora entre a aplicação de 2 óleos essenciais ou blends diferentes. Este intervalo é importante para saber exatamente o efeito de cada um em nosso organismo.

Por que utilizar o Óleo Essencial na sola dos pés?

Alguns Óleos Essenciais possuem um interessante efeito antifúngico, como por exemplo o Óleo Essencial de Cidreira do Mato, por este motivo pode ser utilizado nestes casos, aplicando algumas gotas na sola do pé antes de colocar seu calçado.

Posso utilizar os Óleos Essenciais juntamente com outras modalidades de cura?

Sim. A Aromaterapia pode ser utilizada tanto como protagonista quanto como coadjuvante no processo de cura, auxiliando outras terapias a alcançar o resultado esperado.

Gestantes e bebês podem fazer uso da aromaterapia?

Gestantes e bebês podem fazer uso dos Óleos Essenciais através da forma aromática. Ou seja, utilizar difusores que irão deixar um aroma agradável no ambiente e ter efeitos à nível emocional e psicológico. O uso tópico não é indicado, somente com o acompanhamento de um especialista.

Cuidados, Procedência e Qualidade dos Óleos Essenciais

O que faz com que os Óleos Essenciais da Oshadhi sejam diferentes?

A diferença dos nossos Óleos Essenciais é o cuidado e atenção em todos os processos da cadeia produtiva. Cultivo orgânico, destilação artesanal, preservação ambiental, valorização do pequeno produtor e pesquisa científica são alguns fatores que fazem a diferença na qualidade de nossos Óleos Essenciais.

Qual o prazo de validade de um Óleo Essencial?

O prazo de validade é de aproximadamente 2 anos. Porém, se bem conservado o Óleo Essencial mantém suas qualidades terapêuticas por muito mais tempo.

Como devo guardar os Óleos Essenciais para manter sua qualidade por mais tempo?

A forma correta de armazenar os óleos éssenciais é dentro de um frasco de vidro (de preferência Azul), com a tampa bem fechada e ao abrigo da luz direta e de altas temperaturas.

Quais as principais contraindicações dos Óleos Essenciais?

Os Óleos Essenciais possuem poucas contraindicações. Deve-se ter atenção em casos de bebês, gestantes e idosos, no sentido de ter um acompanhamento de um especialista. Os óleos cítricos devem ser utilizados em regiões do corpo onde não terão exposição solar, pois podem causar fotossensibilidade na pele. No geral, deve-se sempre utilizar os Óleos Essenciais numa quantidade mínima na primeira vez. Após observar seus efeitos, pode-se então normalizar seu uso. Desta forma evitamos qualquer tipo de problema e poderemos receber seus benefícios terapêuticos com tranquilidade.

Como encontrar o Óleo Essencial adequado para mim?

Através de nosso site você encontrará informações valiosas, que auxiliarão a escolher o Óleo Essencial certo para sua necessidade. Caso tenha alguma dúvida, estamos à disposição em lhe auxiliar através de nossos canais de atendimento ao cliente.

Como saber se estou comprando um Óleo Essencial puro?

Óleo Essencial precisa ter nome e sobrenome. Ou seja, é importante saber a procedência do produto que você está comprando.

  • Desconfie de Óleos Essenciais muito baratos
  • Observe se o frasco é de vidro (de preferência azul)
  • Prefira produtos orgânicos e que valorizem os pequenos produtores
  • Verifique se o nome científico da planta está escrito na embalagem

Por que os Óleos Essenciais variam de preço?

A variação de preço dos Óleos Essenciais está relacionada à fatores como:

  • Método de Cultivo (convencional ou orgânico)
  • Tipo de Planta (Nativas ou Exóticas)
  • Rendimento da Planta (quantos quilos são necessários para produzir uma quantidade de óleo)
  • Preço pago ao Produtor (Comércio Justo, pagando o valor correto aos pequenos produtores)

Ainda tem Dúvidas?

Chat Online

Utilize nosso Chat Online para falar com um de nossos atendentes, de Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

E-mail / Formulário

Envie um e-mail para, atendimento@oshadhi.com.br, ou se preferir utilize nosso Formulário de Contato.

Telefone

Contate-nos pelo telefone, (48) 9846.7322 (WhatsApp) de Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

3 thoughts on “Dúvidas

    • Oshadhi says:

      Olá, Leonardia! Hidrolato é a água aromática resultante do processo de destilação. Diferentemente dos óleos essenciais (altamente concentrados), os Hidrolatos são bem mais suaves, ideais para situações que requerem um cuidado aromático mais leve, especialmente bebês, idosos e pessoas com a saúde mais sensível. Não necessitam de diluição e podem ser aplicados diretamente na pele. Além disso são perfeitos para perfumar a casa, formulações cosméticas e cuidados com a pele.

Comentários não permitidos.