Planta de março: Hortelã Pimenta

Possuindo um dos aromas mais conhecidos e utilizados em todo o mundo, a Hortelã, é uma erva perene que cresce até 1 metro de altura com suas folhas verdes fáceis de reconhecer. Possui aroma intenso, penetrante, refrescante e revigorante, caracterizado por uma alta concentração de Mentol. Na Aromaterapia, apesar de existirem diversas variedades da erva, o óleo essencial mais utilizado é o de Hortelã Pimenta (Mentha piperita).

 

hortela pimenta 2

Eficácia comprovada contra enxaquecas!

Estudos mostraram a eficácia da Hortelã para o alívio de dores de cabeça e enxaquecas, sendo altamente recomendado como um tratamento alternativo para este problema e todos os seus sintomas, inclusive os desconfortos visuais causados, sensibilidade sonora, náuseas e vômitos.

O ‘nascimento’ da Hortelã.

Falando um pouco mais sobre a história da Hortelã e da etimologia do seu nome, Mentha é derivada do Latim, que por sua vez está enraizada na palavra grega Minthe, personificada na mitologia grega como a ninfa que foi transformada em uma planta de Hortelã por vangloriar-se de sua beleza.

 

Os usos nos tempos remotos e atuais.

Os egípcios a utilizavam para temperar o vinho e, o famoso botânico Nicholas Culpeper, a recomendava para problemas estomacais. Possui efeito antisséptico e expectorante, útil em casos de resfriado, febre e gripe. Além disso, o óleo essencial de Hortelã é um grande auxiliador no tratamento de náuseas e indigestões provocadas por viagens, auxiliando também o fígado e o baço. Um dos seus principais usos está relacionado à abertura das vias respiratórias, aliviando a congestão nasal.

hortela pimenta 3

Expansão da mente e ampliação da consciência.

Sem esquecer de sua face holística, a Hortelã tem uma forte conexão com o elemento éter, que é responsável pelo resfriamento na Natureza. O éter expande a mente e o intelecto, ajudando a dissolver a estagnação, os nós de stress e as tensões acumuladas no ‘inconsciente’ do nosso sistema, especialmente do sistema nervoso.

Veja aqui um vídeo sobre o Óleo essencial  de Hortelã Pimenta.

Vamos aplicá-lo no dia-a-dia?

Agora que você já conhece mais sobre o Óleo Essencial de Hortelã Pimenta, não deixe de aplicado no seu dia-a-dia para os mais variados fins. Seja através da inalação, aplicação tópica ou aromatizador de ambientes, seus efeitos são muito eficazes. Acesse aqui nossa loja e confira

2 thoughts on “Planta de março: Hortelã Pimenta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *