Vai viajar nesse inverno? Não se esqueça desses 2 Óleos Essenciais!

Nesse post compartilhamos os 2 Óleos Essenciais que não podem faltar em sua farmácia aromática portátil. Algumas receitas e dicas de uso específicas para você que está viajando nesse inverno e também uma tabela prática e fácil dos Óleos Essenciais a recorrer em diversos problemas comuns em viagens.

   Quando vamos viajar, muitas circunstâncias podem trazer desconfortos e desafios tanto para nós, quanto para nossa família. Provavelmente vamos comer comidas preparadas de modo nada higiênico, teremos de dividir banheiros com pessoas completamente estranhas, enfrentar condições climáticas completamente diferentes daquelas a que estamos acostumados e ser apresentado a moradores locais, nem um pouco agradáveis: os insetos.
É por essas e outras que compor uma “farmácia aromática portátil” é muito importante. Nada como o Óleo Essencial de Lavanda ou Hortelã Pimenta quando sentir aquela dor de cabeça, não é mesmo? Ou então um Óleo Essencial de Camomila quando precisamos aliviar a picada de algum inseto…

            Muito conhecido por suas poderosas propriedades antissépticas e também por sua capacidade de tratar feridas, o Óleo Essencial de Melaleuca (ou Tea Tree) é básico em qualquer kit de aromaterapia. Eis 5 usos desse maravilhoso Óleo:

  • Alívio de inflamações da pele

    O Óleo de Tea Tree pode ajudar a aliviar qualquer tipo de inflamação da pele, incluindo eczema e psoríase. Basta misturar uma colher de chá de óleo de coco, cinco gotas de Óleo de Tea Tree e cinco gotas de óleo de Lavanda e fazer o uso tópico.

  • Tratamento de fungo de unha e micose

    Por sua

  •  capacidade de matar parasitas e infecções fúngicas, o Óleo de Tea Tree é uma ótima escolha para usar em fungo de unha, pé de atleta e micose. Coloque óleo de Tea Tree não diluído na área afetada usando um cotonete de algodão limpo. Para fungos teimosos, considere misturá-lo com óleo de Orégano (também um poderoso antifúngico). Também foi provado que o Óleo de Tea Tree é benéfico para o tratamento e remoção de verrugas, simplesmente aplicando-o diretamente na área por 30 dias uma ou duas vezes por dia.
  • Anti-mofo

    Um problema comum que muitos experimentam é a infestação de mofo. Considere comprar um difusor e difundir o Óleo de Tea Tree em torno da área desejada, de modo a matar o mofo e outras bactérias perniciosas. Além disso, você pode pulverizá-lo nas áreas em deseja eliminar de vez o mofo.

  • Desodorante

    Outra grande razão para usar o óleo de Tea Tree é eliminar o odor do corpo. O Óleo de Tea Tree tem potentes propriedades antimicrobianas que destroem as bactérias que causam o odor. Você também pode fazer um desodorante caseiro misturando-o com óleo de coco e bicarbonato de sódio. Outra dica prática e simples é adicionar o Óleo de Tea Tree e o Óleo de Limão às solas de seu tênis, de modo a deixa-lo com um aroma sempre agradável.

  • Infecções e cortes

    Misturado com o Óleo essencial de Lavanda, o Óleo essencial de Tea Tree é o ingrediente perfeito para uma pomada caseira de feridas. Certifique-se, primeiro, de limpar o corte com água e peróxido de hidrogênio, se necessário; em seguida, coloque o Óleo de Tea Tree e cubra com uma atadura para ajudar a combater infecções.

O Óleo Essencial de Hortelã Pimenta é um dos mais usados da Aromaterapia. Junto ao óleo de Lavanda ele está entre os clássicos. Mas por que é que ele deve estar no seu kit de viagem? Confira 5 usos do Óleo Essencial de Hortelã Pimenta:

  • Alívio de dor muscular 

    O Óleo Essencial de Hortelã Pimenta é um analgésico natural e relaxante muscular muito eficaz. É especialmente útil para aliviar dor nas costas, músculos doloridos, e dissolver uma dor de cabeça. Um estudo mostra que o óleo de hortelã-pimenta aplicado tópicamente tem benefícios de alívio da dor associados com a fibromialgia e síndrome da dor miofascial[1]. O estudo descobriu que o óleo de hortelã-pimenta, eucalipto, mentol e outras preparações de ervas podem ser úteis.

  • Abre as vias respiratórias 

    A inalação do óleo de hortelã pimenta pode, muitas vezes, imediatamente desentupir as vias respiratórias e oferecer alívio para dores de garganta. O Óleo Essencial de Hortelã Pimenta atua como um expectorante e pode proporcionar alívio para constipações, tosse, sinusite, asma e bronquite.

  • Alivia dores nas juntas

    Quando suas juntas estiverem doloridas, aplicando o Óleo essencial de Hortelã Pimenta misturado com o Óleo Essencial de Lavanda pode dar uma sensação de esfriamento nos músculos como um banho de gelo, mas isso ajuda a mantê-los aquecidos e secos.

  • Reduz ânsias de fome

    A inalação do Óleo Essencial de Hortelã Pimenta pode combater as laricas e também ajudá-lo a sentir saciedade. Se você não tem um difusor com você na hora do jantar, tente aplicar um par de gotas em seus pulsos ou peito, ou fazer algumas inspirações profundas diretamente do recipiente do óleo. 

  • Energizador natural

    Serve de alternativa natural aos perigosos energéticos, experimente algumas longas inspirações do Óleo de hortelã pimenta. Vai animá-lo em viagens de longas (em que se precise dirigir, por exemplo), na escola (em provas) ou em qualquer outro momento que você precise. Para aqueles com síndrome de fadiga crônica, o Óleo de hortelã pimenta pode melhorar o foco e concentração.

[1] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2900090/#CIT21

 

6 thoughts on “Vai viajar nesse inverno? Não se esqueça desses 2 Óleos Essenciais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *