Massagem Aromática: imunidade, energia e alegria.

Nas últimas décadas, a Aromaterapia deu uma forte contribuição para uma melhor compreensão do poder das plantas medicinais. Ao mesmo tempo, nos deu acesso a uma nova forma de “medicina energética”, ajudando-nos a entender as implicações mais sutis da saúde e da doença. Isto significa concentrar-se principalmente na prevenção e abandonar os conceitos dogmáticos do tratamento exclusivo de sintomas.

Existe essa maravilhosa profundidade nos Óleos Essenciais: eles nos reconectam aos medicamentos ancestrais e, ao mesmo tempo, nos oferecem uma rigorosa compreensão científica de seus inúmeros benefícios.

 

Massagem e Toque

Quando combinamos os métodos da massagem aos aromas naturais, uma conexão entre o sentido do olfato e o sentido do tato é estabelecida. Hoje sabemos, por inúmeras experiências e depoimentos, que a massagem aromática pode fazer maravilhas. Cada um de nós pode experimentar seus benefícios, basta que seja realizada com conhecimento dos Óleos Essenciais e Vegetais adequados. O toque é um fator essencial para o nosso bem-estar. Nos primeiros anos de vida, as crianças desenvolvem-se melhor quando têm contato físico frequente com a pele dos pais, irmãos e irmãs. O contato direto da pele através da carícia é a forma mais natural e primitiva de relacionamento dos bebês. Anne Liedloff, em seu livro “The Continuum concept“, escreve que uma massagem perfumada gera adultos felizes e autoconfiantes. E crianças felizes e autoconfiantes também…

“O amor é dado aos bebês principalmente através do contato [físico] direto. Uma verdadeira falta disso pode ser mortal”. R. Tisserand

No Hospital Bellevue de Nova York, a taxa de mortalidade de bebês em 1938 diminuiu de 35% para 10% após a introdução da “maternagem”, que envolve o toque e o cuidado físico direto de bebês. 

Os animais recém-nascidos precisam ser lambidos e acariciados pela mãe logo após o nascimento – caso contrário, eles morrem. Conosco também não é muito diferente… Crianças criadas em orfanatos, sem receber esta forma física de amor, mostram uma diminuição acentuada dos hormônios de crescimento. A falta de contato físico direto em idade precoce gera adultos carentes afetivamente. Em casos mais graves, isso pode levar a neuroses e distúrbios comportamentais.

“Diferenças bioquímicas significativas podem ser observadas entre as pessoas que experimentaram estímulos suficientes pelo sentido do tato e aquelas que não tiveram essa experiência. Isso é válido para toda a vida: a pessoa não amada provavelmente é um ser bioquímico completamente diferente de uma pessoa amada. ” A. Montagu, Touching

Uma massagem com aroma é mais profunda do que a massagem normal: os Óleos Essenciais têm uma alta penetrabilidade na pele e podem ser assimilados em poucos minutos por nosso organismo. Uma boa massagem com o uso de um Óleo carreador e de Óleos Essenciais melhora, a longo prazo, o grau de relaxamento e a qualidade do sono.

A massagem é uma terapia de relaxamento neurofisiológico de primeira linha. E mais do que isso:

  • A massagem aromática estimula energias bloqueadas e mobiliza reservas ocultas;
  • A massagem aromática produz uma acentuada diminuição do estresse;
  • A massagem aromática melhora a má circulação e diminui as tensões nervosas;
  • A massagem aromática ajuda nos sintomas da TPM;
  • A massagem aromática é uma maneira direta de influenciar e purificar nossas energias sutis.

 

 

Uma leve “massagem áurica” ​​envolvendo Óleos Essenciais significa conectar-se às poderosas energias cósmicas presentes nestas plantas de poder. Ou seja, aquecer o corpo e a alma através do toque suave de mãos delicadas e abrir o coração com a ajuda de mensageiros maravilhosamente perfumados. E quem envia estas mensagens? A Inteligência Vegetal.  Em dois minutos, nossa pele (e nosso campo energético) absorve as vibrantes “moléculas vivas de luz” dos Óleos Essenciais. Isto permite que eles penetrem em todo o sistema – purificando, revigorando e protegendo-nos. Isto é o que os antigos ríshis da Índia chamaram “KAVACH” ou “armadura invisível” do guerreiro espiritual. Quando sentimos a presença desta armadura em nós, a experiência é impressionante: somos impenetráveis ​​contra qualquer influência negativa de fora ou de dentro.

Tudo resume-se à energia…

Quem não experimentou voltar do trabalho, depois de um dia estressante, sentindo-se cansado, exausto, “esgotado” e apenas querendo descansar e esquecer? Bem, posso dizer por experiência própria: tome um banho e, depois disto, absorva seu corpo com uma camada de uma sinergia revigorante e perfumada de Óleos Essenciais (pode ser uma mistura de seus “óleos de recuperação” favoritos) – e você verá. Você torna-se outra pessoa em questão de minutos. Você não pode escapar disso – é automático. Ao invés de beber café ou álcool, ou comer alguma “junk food” para “acalmar” você, esta auto-massagem trabalha diretamente em seu campo de energia pessoal. A eficácia é incomparável. 

Quando você trabalha com Óleos Essenciais, você está trabalhando a partir das camadas mais sutis de QI ou PRANA, ou de OJAS (Ayurveda). Está fazendo isso a partir de seu corpo, mas acessando a dimensão onde todo o desequilíbrio começa: o nível puramente energético. Você pode acessar esta dimensão energética através de uma simples massagem aromática, do toque e da respiração.

Sim, os Óleos Essenciais têm acesso direto aos nossos campos de energia, frequências, ressonâncias… Por isso eles são instrumentos da nova “medicina energética”! Não por acaso, descobrimos que os Óleos Essenciais têm alta resistência elétrica. Por exemplo:

  • Cravo Botão = 4000 Ohm
  • Tomilho = 3300 Ohm
  • Lavanda 2800 Ohm
  • Hortelã-pimenta 3000 Ohm

A resistência elétrica do óleo de Cravo é 20 vezes maior que a do sangue humano. Além disso, o óleo de Cravo-da-índia tem um valor ORAC (método de quantificação das capacidades antioxidantes nas amostras biológicas in vitro = capacidade de eliminação de radicais livres) de mais de 1 milhão. Isto significa que o valor ORAC do óleo de Cravo-da-índia é 40 vezes maior que o Goji-berrie, famoso por sua alta capacidade antioxidante.

 

Além disto, o uso da energia vibracional no tratamento de doenças levou às descobertas das frequências eletromagnéticas dos Óleos Essenciais. O óleo de Rosa, por exemplo, tem uma frequência que é cerca de 4 vezes maior que a do corpo humano médio. Na verdade, pesquisas clínicas mostram que os Óleos Essenciais possuem a maior frequência em relação à todas substâncias naturais conhecidas pelo homem, criando um ambiente no qual doenças, bactérias, vírus, fungos etc. não podem viver.

Quando recebemos os Óleos Essenciais através de nossa pele, eles rapidamente são absorvidos. Suas moléculas aromáticas sutis são rapidamente enviadas através da epiderme para a corrente sanguínea,  criando seus efeitos relaxantes em poucos minutos. Aliadas às técnicas de massagem, que também são produtoras de calor, os óleos penetram ainda mais rapidamente na pele. Uma vez assimilados, os Óleos Essenciais permanecem em um corpo saudável por até 8 horas, auxiliando-o a vibrar em uma frequência positiva. E, uma vez que contêm moléculas de oxigenação, também podem auxiliar no transporte de nutrientes para as células.

Aroma e Toque

Em uma massagem aromática, as “portas” frontais do sistema nervoso central são abertas simultaneamente através do “aroma” e do “toque”, ativando uma incrível sinfonia de conexões neuronais no cérebro, tronco cerebral e medula espinhal, dando origem a uma liberação poderosa de neurotransmissores da felicidade. Ao lançar luz e calor sobre a imagem “congelada” do deus e da deusa em nós, a massagem aromática se move e derrete as fases e metástases de nossos “kleshas” (Ayurveda) ou traumas da vida. Através de seus movimentos perfumados, ela nos mergulha em um oceano de felicidade pré-consciente, onde “a mãe está em casa” e “ o paraíso perdido ” está presente. Em nenhum lugar os Óleos Essenciais podem desdobrar todas as suas energias terapêuticas mais do que por meio de uma massagem. Qualquer raiva, qualquer medo, qualquer problema de relacionamento pode ser “afugentado” com estas poderosas substâncias mensageiras, destiladas do núcleo da natureza.

Óleos carreadores para massagens

Uma massagem aromática pode ser feita com um certo número de Óleos Essenciais puros (que podem ser aplicados diretamente sobre a pele), ou através de um blend de Óleos Essenciais diluídos em Óleos carreadores. Além disso, muitos dos Óleos carreadores têm, por si só, propriedades terapêuticas.  Existem centenas de plantas conhecidas por conter Óleos Vegetais. Grande parte destes óleos são extraídos das sementes (ou dos frutos que cobrem estas sementes). Por isto, compreendo o Óleo Vegetal de uma planta como o “leite materno”, ou seja, um líquido com alto valor nutritivo, capaz de dar tudo que é necessário ao desenvolvimento de uma nova vida. Nenhum óleo carreador está na folha, na raiz, na casca, na madeira, ou no caule … É somente lá onde a planta prepara a reprodução: na semente ou na fruta.  Estes óleos, quando consumidos, permitem ao corpo humano produzir calor e energia. Eles contêm muitos ácidos graxos preciosos (principalmente os famosos ômegas) e nutrientes indispensáveis ​​para o correto funcionamento de nossa fisiologia. Eles são os portadores de energia mais potentes na nutrição humana e animal.

Experimente o Óleo Essencial

Um Óleo Essencial é um “objeto” muito pessoal, cujo gosto ou aversão têm a ver com o nosso sentimento mais íntimo, nosso estado emocional, nosso estado de saúde e bem-estar, nossa personalidade, etc. Ao inspirar a fragrância de um Óleo Essencial, feche os olhos , tente abstrair-se de tudo o mais, focando apenas em seu olfato, entregando-se à esta sensação como uma “criancinha”. Em seguida, desenvolva um reconhecimento pessoal e intuitivo do que o óleo faz com você. Existe um “eco” em alguma parte do corpo? Existe um “eco” em alguma parte dos seus sentimentos? Você também pode fazer outras perguntas, como:

  • Você gosta ou não da fragrância?
  • O que você associa a este gostar ou não?         
  • O aroma dispara alguma memória específica?         
  • O aroma “vai fundo” ou permanece superficial?         
  • A fragrância é leve ou pesada?       
  • Estimula ou relaxa?         
  • Energiza?         
  • É uma nota floral, “frondosa” ou  amadeirada?         
  • É fino, doce, picante, herbal, etc.?         
  • Está aquecendo ou esfriando?         
  • Abre ou fecha você?         
  • É eufórico?         
  • Alguma outra experiência especial?

Produza seu próprio blend!

Os Óleos Essenciais podem ser misturados para diferentes finalidades.

As mais importantes são:

• Finalidade terapêutica;

• Produção de um perfume;

• Aromatização de um ambiente.

Existem diferentes abordagens para compor uma sinergia/blend de Óleos Essenciais. Podemos escolher óleos:

• Da mesma família (ou seja, grupo dos cítricos, grupo dos eucaliptos);

• Da mesma planta (por exemplo, laranja amarga, petitgrain, néroli);

• De acordo com princípios básicos de perfumaria, como “notas de cabeça – notas de coração, notas de base”;

• De acordo com as principais semelhanças no perfil bioquímico (ou seja, óleos ricos em Linalol, ou ricos em Limoneno, etc.);

• De acordo com receitas padrão de perfumaria;

• De acordo com os efeitos (energizante, descanso profundo, respiração, anti-stress);

 

RECEITAS

Você dorme bem? Tem um sono reparador? Faça seu próprio blend!

Daremos exemplos de Óleos Essenciais que afetam os problemas de sono de acordo com diferentes famílias botânicas: 

• Rutacea (Mandarina, Petitgrain laranja amarga, Petitgrain mandarina, Limão, Laranja amarga …); 

• Apiacea (Angélica); 

• Lamiacea (Lavanda); 

• Verbenacea, Poacea (Verbena, Melissa, Capim-limão, Murta limão); 

• Asteracea (Camomila romana); 

Podemos colocar algumas gotas destes óleos em um lenço antes de dormir, em um aromatizador de ambiente. Ou aplicá-los em massagens suaves nas costas e nos pés.

 

Óleo de massagem anti-celulite

E aqui uma receita de óleo de massagem contra a Celulite da nossa amiga Beverley Higham, do Reino Unido:

  • 50 ml de óleo de girassol ;
  • 18 ml de óleo de jojoba;
  • 10 ml de óleo de abacate;
  • 10 ml óleo de semente de uva;
  • 10 ml de vitamina E;
  • misture com óleos essenciais- 10 gotas cada – de Grapefruit, Alecrim, Limão e Junípero.

Aplique localmente.

 

CONCLUSÃO

Os benefícios da massagem

 Devemos lembrar que a massagem é um importante fator emocional em nossas vidas. Realizada com regularidade, ela pode compensar uma quantidade considerável de “carícias perdidas” durante a infância. Mesmo quando é “dolorosa”, a maioria das pessoas gosta de massagens. E mais:

  • Massagem estimula a circulação e o sistema linfático;
  • Massagem estimula o sistema imunológico;
  • A massagem libera tensões musculares e alivia dores nos músculos e articulações;
  • A massagem aromática é mais profunda que a massagem normal: os Óleos Essenciais têm uma alta penetrabilidade na pele e podem ser absorvidos, em poucos minutos, por nosso organismo.
  • Uma boa massagem aromática melhora a qualidade do sono e o grau de relaxamento. É uma terapia de relaxamento neurofisiológica de primeira linha.

 

A “união mística” do toque e do aroma

Como vimos, esta união traz inúmeros benefícios à saúde. A medicina para um novo tempo, certamente há de incluir a massagem aromática em seu rol de terapias altamente eficazes. O aroma profundamente concentrado dos Óleos Essenciais aliado ao toque humano proporciona uma experiência sinestésica de cura e bem-estar. O novo tempo pede isto: re-ligação à harmonia natural e re-união entre os seres humanos.

 Uma nova chance para todos nós

 É encorajador ver como nós, seres humanos – deixados por algumas décadas em um mundo relativamente “pacífico”- estamos captando as eternas mensagens da Mãe Natureza. Mensagens “ancestrais”,é verdade, mas de uma nova maneira, com novos entendimentos, novas direções e novas conexões. Nenhuma civilização humana, digo repetidamente, já teve a chance de aplicar a medicina etnobotânica global tão diretamente quanto podemos fazer hoje com a Aromaterapia. Uma pequena bolsinha com 24 óleos essenciais acompanhados de óleo de Sacha Inchi do Peru, óleo de Chia do México, óleo de Gergelim da Índia ou óleo de Cânhamo do Canadá … Há muita coisa aí, muita energia, beleza, inteligência – E CURA! Só nos resta curvar-nos e dizer:

Obrigado, Divina Inteligência, obrigado Mãe Natureza por todos esses presentes preciosos!

 

Autor: Dr. Malte Hozzel

(artigo original: https://carrieroflight.blog/2020/04/09/aroma-massage-for-immunity-energy-and-joy/). 

 

Tradução e Adaptação: Yuri Oberlaender

Alguma dúvida a respeito de Aromaterapia e Óleos Essenciais? Fique a vontade para fazer sua pergunta abaixo, nos comentários, ou entre em contato em nosso email: editorial@oshadhi.com.br. Quando respondermos ao seu comentário, você receberá um aviso em seu email (lembre-se de conferir sua lixeira e spam). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *