Óleos Essenciais são substâncias aromáticas presentes nas estruturas de determinadas plantas, chamadas plantas aromáticas. Através do processo de destilação (na maioria da vezes) conseguimos extrair estes compostos, que além do incrível aroma, resultam em benefícios terapêuticos, nos trazendo bem-estar em nível físico e emocional.
Tradicionalmente na aromaterapia, cada óleo essencial possui determinadas características, podendo agir à nível físico e/ou emocional. Sabendo utilizá-los de forma correta, é possível que sejam obtidos excelentes resultados. Abaixo algumas de suas principais propriedades:
Os óleos provenientes de cultivo selvagem costumam apresentar uma qualidade terapêutica de nível superior, são plantas que crescem com o mínimo de intervenção humana em seu contexto natural. Orgânico certificado, diz respeito às plantas que são cultivadas por meio de agricultura orgânica e cujo cultivo é reconhecido pelos órgãos responsáveis pela regulação deste tipo de agricultura. Os orgânicos não certificados correspondem às plantas cultivadas pelo mesmo método orgânico, mas que não possuem certificação dos órgãos responsáveis pela certificação.
Os Óleos Essenciais podem ser utilizados de várias formas. As mais comuns são: uso aromático (através da inalação) e uso tópico (através da aplicação direta na pele).
De modo geral, é recomendado que se utilize os óleos através de diluição. Deste modo, não há risco de irritação cutânea. Além disso, quando carreado por um óleo vegetal, os óleos essenciais são melhor absorvidos pela pele, potencializando seus efeitos terapêuticos.